top of page

ENEM Digital para Treineiros?

  • Filiphe Falchioni - Mundo ENEM Pré-Vestibular
  • 5 de jun. de 2015
  • 3 min de leitura

enem digital.JPG

ENEM Digital para treineiros (alunos do 1º e 2º do Ensino médio), provas especiais para monoculares, aumento da taxa da prova para R$ 63 e Falta de dinheiro para o FEIS.

Pois bem, sempre aguardamos com angustia a divulgação do Edital do ENEM, não é para menos, é justamente no Edital que saem as regras “ou novas regras” para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Como não poderia ser diferente algumas mudanças aconteceram, com o ENEM Digital (como já foi abordado pelo Mundo ENEM meses atrás). De fato não aconteceu como previsto, a ideia do Ministro da Educação era a de fazer a prova em um formato digital, para isso foi aberta uma consulta pública no começo desse ano. Além de pouco retorno por parte dos estudantes, a tal pesquisa não respondia questões sobre Redação, Rascunho e realização de uma prova de matemática pelo computador, tão pouco sobre “segurança” envolvida.

Resultado: Será aplicada total ou parcialmente aos alunos inscritos como treineiros, essa alteração, Enem digital, fecharia de vez a questão sobre a utilização da nota do ENEM para fins de certificação do ensino médio ou até mesmo a sua utilização para aprovação no nível superior, de acordo com o Edital do ENEM 2015, somente serão permitidas tais utilizações aos alunos com 18 anos completos até o primeiro dia de prova.

As provas especiais passaram a ser aplicadas, vejo como avanço a utilização de novos formatos de prova para alunos com deficiência (total ou parcial), particularmente vejo como vitória esse reconhecimento por parte do Ministério da Educação junto aos alunos com dificuldade visual.

Quanto ao aumento da taxa para R$ 63,00 – Pelo amor, o valor da taxa era o mesmo desde a sua criação em 2009. Existe um custo para a logística da prova, além do que, lembrem-se, na edição do ENEM 2014 dos 9 milhões de inscritos, quase 3 milhões não apareceram para fazer a prova e alguém tem que pagar essa conta. Ficou definido também que quem fizer a inscrição e conseguir a “Declaração de Isenção” terá que fazer a prova, caso contrário, perderá o direito de “isenção” no ENEM 2016. Por último, vestibulares como da Unicamp e Fuvest cobram quase que o dobro em seus processos seletivos (e ninguém reclama).

Muitos aqui podem reclamar sobre questões políticas ou econômicas, concordo com vocês, mas também acredito que existam outras preocupações sobre esses assuntos mais sérias a serem relacionadas.

Falta de dinheiro para o Fundo do Financiamento Estudantil (FIES), é verdade, o dinheiro precisou acabar para que fossem feitas mudanças profundas no programa.

As principais mudanças foram:

  • Financiamento apenas alunos que tenham se formado no ensino médio após 2010 e que apresentar nova média no ENEM mínima de 450 pontos e que não zerar na redação.

  • Utilização do FIES e Prouni ao mesmo tempo passa a ser permitida apenas para que sejam utilizadas na mesma faculdade e no mesmo curso (ou seja, de forma a complementar um programa ao outro.)

  • O Fies também só será liberado ou renovado para as Faculdades cujos reajustes das mensalidades (entre os semestres) não seja superior ao apontado pela inflação.

  • Criação de um portal (parecido com o utilizado no Prouni e Sisu) para “disputa” por uma vaga a ser financiada.

Isso mesmo, agora tem que estudar, dificilmente um aluno com nota próxima de zero na redação terá uma média final superior aos 450 pontos mínimos necessários para a contratação do FIES. Com a criação do “Portal de Seleção” então essa missão ficará ainda mais difícil, lembrando que 450 pontos é a nota mínima. Isso mesmo, se um candidato se inscrever para o mesmo curso que você e não tiver vagas “financiadas” para todos, ganhará o direito ao financiamento o aluno com melhor nota.

Bônus Extra: Não coloquei no enunciado, mas você merece um Bônus Extra depois de ler até aqui: Fique esperto, o bicho vai pegar no PROUNI (Programa Universidade para Todos). Isso mesmo. Com a incerteza do FIES (no segundo semestre de 2015) muitos alunos (que prestariam) algum vestibular agora no meio do ano, o deixarão para fazer no final do ano, ou seja, a concorrência vai aumentar.

O segundo ponto em relação a incerteza do Fundo de Financiamento Estudantil é que muito dos alunos encontrarão no Prouni a sua única oportunidade de fazer uma Faculdade em 2016. Então fique ligado, dedique-se ao máximo aos estudos, a concorrência esse ano será acima do normal, mantenha foco e prepare-se!

Meu nome é Filiphe Falchioni, sou um dos fundadores do Mundo ENEM Pré-Vestibular e Pré-ENEM, Mundo ENEM Online e ENEM Simulados. Trabalho desde 2009 ajudando milhares de alunos com informações, dicas e preparação para o ENEM e para os principais vestibulares do País e no Exterior.

 
 
 

Comments


Mais notícias
Últimos posts!
Tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page