top of page

Onde estudar: escola pública ou particular?

  • filiphe
  • 16 de jun. de 2014
  • 3 min de leitura

Essa pode parecer uma pergunta fácil de se responder, isto porque quem tem condições financeiras prefere investir na educação privada dos filhos no ensino de base. Quando o assunto é faculdade também, não é novidade para ninguém que, as melhores opções são as Universidades Públicas.

Certo, se nesse primeiro parágrafo nada de novo acrescentou em sua vida, responda rápido: “Seu filho no 3º ano do ensino médio vai prestar vestibular para medicina, é mais fácil ele disputar uma vaga com os alunos que estudaram o ensino médio em uma escola pública ou particular?

Pergunto isso exatamente para apresentar, um pouco, sobre a Nova Lei de Cotas, a qual estabelece que, o aluno da que frequentou o ensino médio em uma escola particular vai concorrer a uma vaga na Universidade Federal com o aluno da escola particular, já o aluno que estudou todo o ensino médio em uma escola pública, vai concorrer a vaga com seus colegas da rede pública.

Não estamos aqui para defender políticas sociais, muito menos discutir se essas mudanças são boas ou não para a melhoria na educação, fato é que a regra do jogo agora é essa, ou você concorre a uma vaga como “Cotista” (aluno que estudou o ensino médio em escola pública, ou ainda como bolsista em uma escola particular) ou concorre com vagas de “Ampla Concorrência” (vagas destinadas aos alunos com formação em escolas particulares).

O que muda? Bom, muda a nota de corte dos respectivos cursos e consequentemente a facilidade ou dificuldade em passar no processo de seleção.

Outras Universidades como a Unesp e Unicamp também estão realizando algumas alterações no processo de seleção dos seus vestibulares, visando a adequação de 50% de vagas para cotistas até 2016, hoje esse número nessas Universidades é de aproximadamente 35%.

Nas últimas semanas foi a vez da FUVEST anunciar algumas mudanças para o processo de seleção. Alguns cursos deixarão de utilizar a FUVEST como processo de seleção para a USP (Universidade de São Paulo) e passarão a utilizar outro processo seletivo (Provavelmente o ENEM, que já possui um modelo testado e utilizado por mais de 150 Universidades Federais como único processo de seleção).

Agora, vamos voltar a pergunta inicial:

Certamente você está investindo na educação dos seus filhos e ele deve estar estudando nas melhores escolas do país como Dante, Porto Seguro, Bandeirantes entre outros.

Caso contrário você certamente está gastando o seu dinheiro em uma educação de baixa qualidade em uma escola particular cuja diferença entre ela e o ensino público é apenas a quantidade de aulas vagas!

Colégios Públicos de Alta Performance:

Sim, existem colégios públicos de alta performance, como o Cotuca e o Cotil mantidos pela Unicamp (Campinas e Limeira respectivamente), ETECAP (em campinas) e o Instituto Federal de São Paulo (Salto –SP). Esses colégios são considerados os melhores colégios públicos do Estado de São Paulo, nos quais, além do aluno adquirir conhecimento de forma diferenciada, irá disputar vagas com alunos da rede pública, e ainda vai sair com uma formação técnica de lata qualidade.

Esqueça a formação técnica:

Isso mesmo, quando você pensar em fazer um colégio técnico, não pense na formação técnica, mas no conteúdo pedagógico que será trabalhado.

O maior problema dos alunos (independente se são alunos de escolas públicas ou particulares) se concentram em Matemática, Química, Física e Biologia, matérias que mais pontuam no ENEM e nos principais vestibulares. Quando você pensar em um curso técnico, pense no qual cobrará mais dessas matérias e sem sombra de dúvidas o seu filho terá um excelente desempenho vestibular!

O Mundo ENEM possui um curso chamado Mundo ENEM Júnior para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, o objetivo do nosso curso é preparar os alunos para disputar as mais concorridas vagas dos melhores colégios técnicos da região, venha estudar com a gente!

Matrículas abertas!

Equipe do Mundo ENEM “Educação por um Mundo Melhor”

 
 
 

Bình luận


Mais notícias
Últimos posts!
Tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page